top of page

Investigação e acompanhamento diagnóstico

 

      A Avaliação Neuropsicológica ajuda médicos Neurologistas, Fonoaudiólogos, Pediatras, Geriatras e Psiquiatras a compreender o funcionamento cerebral do paciente, auxiliando na identificação de diagnósticos e na produção de programas de intervenção que busquem minimizar os impactos das doenças no cotidiano do paciente.

            Além disso, ao realizar uma Avaliação Neuropsicológica em determinada época ou estágio da doença é possivel acompanhar a evolução da doença. Esse acompanhamento é realizando através de uma retestagem, feita após um ano ou mais. Nessa segunda Avaliação  Neuropsicológica o paciente é comparado com ele mesmo e podem ser pecebidas as melhoras advindas das intervenções que forem feitas ao longo do período, como também podem ser identificadas as pioras geradas pelo avanço da doença.

       

Exemplos de casos:

 

         Doenças degenerativas, por exemplo, apresentam um ínício com poucos sintomas cognitivos e rapidamente as funções cerebrais são perdidas. Se uma Avaliação Neuropsicológica for realizada no estágio inicial, é possível comprar, ano após ano, quais estão sendo as perdas cognitivas.

          Crianças com transtornos escolares também podem ser melhor acompanhadas com a Avaliação Neuropsicológica uma vez que através dela são compreendidos os processos cogntiivos que precisam ser estimulados ou os que estão com atraso de desenvolvimento. O resultado de uma primeira Avaliação Neuropsicológica auxiliará na elaboração de um programa de intervenção e após um ano ou mais a retestagem apontará se a intervenção realizada trouxe beneficios ou se a criança ainda continua apresentando dificuldade em relação ao que se espera dela na idade que possui.

  

bottom of page