top of page

MEDIAÇÃO ESCOLAR

 

    A Mediação Escolar é um acompanhamento de suporte ao desenvolvimento cognitivo e melhora do desempenho acadêmico, realizada com  crianças e adoslecentes em idade (ou fase) escolar. Ela pode acontecer na própria sala de aula da escola ou na residência de alunos que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem e baixo rendimento acadêmico. Pode ainda ser aplicada com alunos que desejam melhorar sua experiência escolar, otimizando seus resultados.

     O papel principal do mediador é auxiliar o aluno a compreender adequadamente os conteúdos abordados em sala de aula e os deveres de casa. O mediador acompanha a leitura dos capítulos dos livros e exercícios e utiliza técnicas que facilitam o entendimento e fixação dos conteúdos, como por exemplo: a técnica de representação visual e a técnica de extração de idéias principais. Depois, solicita a atenção do aluno aos pedidos feitos pelo professor nos enunciados dos exercícios, buscando que ele entenda corretamente o objetivo do dever. A elaboração das respostas é feita oralmente, a fim de que o mediador conheça as  interpretações iniciais do aluno. Quando necessário, o mediador estimula a reflexão de novas relações entre o que foi pedido e o que foi falado pelo aluno, incentivando a produção de idéias complementares que tornarão a compreensão mais adequada.

   Ainda, o mediador fica constantemente atento aos lapsos de cálculo, aos erros ortográficos e as dificuldades de raciocínio apresentadas durante a realização das atividades. A análise desses comportamentos permite que seja feita uma associação às possíveis causas geradoras dos erros. O mediador auxilia também na organização do horário de estudos domicliares das diversas matérias,  buscando motivar o aluno a estudar com frequencia, responsabilidade e se preparar para realização de boas provas.

       O desejavel é que a Mediação Escolar seja realizada por profissional capacitado para estimular as variadas habilidades cognitivas do estudante, respeitando suas características individuais e potencialidades.  O mediador escolar especializado em Neuropsicologia baseia seu trabalho de estimulação cognitiva nas Teorias do Processamento Cognitivo e nas Teorias da Aprendizagem, abordando tecnicamente as dificuldades de aprendizagem e garantindo um melhor rendimento.

       A Mediação Escolar tem reflexos profundos no desempenho global do estudante, atingindo esferas extra- muros da escola, como a melhora da auto-estima e auto-controle. O acompanhamento visa mais que só melhorar as notas e seu resultado se revela quando o aluno se torna mais interessado, envolvido e confiante para lidar com as demandas escolares

 

Uso de Técnicas e estratégias para:

 

  • Foco da Atenção 

  • Melhora da Compreensão da Leitura 

  • Melhora da Produção Textual

  • Resolução de Problemas 

  • Organização e manejo do tempo 

Para alunos cursando o Ensino Fundamental ou Médio.

Atendimento especializado para diagnósticos de transtornos escolares e do desenvolvimento.

A Neuropsicologia possibilita que seu filho aprenda com mais qualidade

através de uma estimulação atenta à questões cognitivas, sociais e emocionais!

bottom of page